Páginas

Cronicas de Beleza | Dia Mundial da Agua



Hoje a temática é um pouco diferente do habitual, não vou falar de experiências com produtos, mas abordar um assunto igualmente vital para cada um de nós e que muitas vezes não damos a devida importância!

Todos sabemos que é fundamental a água para a nossa saúde, mas será que todos nos comportamos bem em relação ao seu consumo?

Assumo-me desde já culpada! 

Para mim consumir água é um enorme sacrifício. Recordo-me de passar dias inteiros sem beber uma única gota que fosse! Claro que tudo isso a um longo prazo se vai refletindo na  nossa saúde e bem-estar, seja através de estados de desidratação da pele, celulite, mau funcionamento dos intestinos, entre muitos outros sinais de alerta que muitas vezes nem imaginamos estar associados à falta de água.

Esta é uma rotina que tento a cada dia que passa melhorar e achei interessante alertar para os verdadeiros benefícios que a água nos traz para o organismo (quem sabe na tentativa de me consciencializar a mim mesma também pelos erros que tenho cometido contra mim própria).

Acho que o primeiro grande passo é mesmo olharmos a água como uma aliada e não como um inimigo!











O corpo humano é essencialmente constituído por água (70%) o que significa que a maioria dos nossos órgãos necessita de água para um correcto funcionamento, daí é fundamental estar sempre a repor os seus níveis. Sabiam que o nosso cérebro é essencialmente constituído por água? A água permite-nos ter uma melhor produtividade, estando mais alertas e concentrados. E que as dores de cabeça e costas muitas vezes são provenientes da sua ingestão deficiente? Quantas vezes já não sentiram caibras? O vosso corpo está apenas a alertar-vos para a falta de água para a lubrificação dos músculos. Estes são apenas alguns sinais que o nosso organismo nos envia que muitas vezes não sabemos interpretar.










Mas há um sinal bem fácil de interpretar- a sede- e um dos maiores erros cometidos é ingerir água apenas quando a sentimos. A sede é um alerta do nosso organismo de um estado prolongado de privação de água. Este é um dos principais aspectos a mudar! Nunca devemos chegar ao  ponto do nosso organimo ter de nos avisar que está desidratado.






Nos processos de emagrecimento e diminuição de celulite é vital o consumo adequado de água!
A sua ingestão aliada ao consumo de fibras solúveis, como a fruta e a aveia, ajudam a reduzir a fome, dando uma sensação de saciedade ao estômago. Quando ingerida correctamente e nas quantidades recomendadas elimina toxinas, uma vez que os vasos ficam mais dilatados e a evacuação de gorduras e a circulação sanguínea ficam mais facilitadas. 

Também a nossa pele necessita de água para ter um aspecto saudável e cuidado! Uma pele com falta de água é mais propensa à formação de rugas, daí ser fundamental o seu consumo para manter a hidratação e firmeza dos tecidos da pele. Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui, assim os nutrientes demoram mais tempo a chegar às células da pele, bem como às extremidades como o cabelo e as unhas.


Por isso, já sabem para uma pele hidratada, cabelos bonitos e unhas fortes não esquecer de ingerir no mínimo 1,5L de água por dia.



Sabiam que hoje (22 de Março) se celebra o Dia Mundial da Água?!

Qual a media de agua que ingerem por dia?



Obs: As imagens apresentadas foram retiradas do Google




8 comentários

  1. Post mt interessante! Eu gosto mt de água, é a minha bebida de eleição, mesmo assim acho q não bebo o suficiente...tenho de andar c uma garrafa atrás de mim! ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida =) Confesso que nao me apela muito a agua mas tenho me forçado a mudar isso vamos la ver como corre esta luta! Beijinhos*

      Eliminar
  2. Gostei muito deste post... Acho que nunca deveriamos descuidar o consumo deste bem tao precioso... Eu ca bebo muita agua :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola princesa, tens toda a razao mas para mim ha momentos que é mesmo um sacrificio mas tem de ser =) Beijinhos*

      Eliminar
  3. A água é vida! Gostei do post é um alerta mesmo para consumirmos mais água a nossa saúde agradece! Confesso que agora nos dias frios é mais difícil para mim e cometo o erro de só beber quando tenho sede. Vou tentar melhorar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola linda, como te compreendo, mas temos de nos forçar a beber mesmo que nao tenhamos sede. No inverno temos sempre alternativas como o chazinho =) Beijinhos*

      Eliminar
  4. eu so bebo agua luso de sabor, pois ela normal não consigo beber, para agua tem um sabor estranho. Mas mesmo assim bebo pouca agua, tem dias que nem bebo e so fico em sumos mesmo.

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Hina, como te compreendo! Mas temos de contornar essa dificuldade em beneficio de nos proprias =) Obrigada pela tua participaçao irei visitar! Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela tua visita! É muito importante para este espaço que deixes a tua opinião. Os comentários são todos respondidos aqui mesmo ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo