Páginas

Especial de Verão | O perigo de produtos fora de validade


A pele devido às suas secreções, fatores ambientais e por vezes fatores internos, vai acumulando resíduos que limitam ou impedem o seu normal funcionamento. Daí a necessidade de cuida-la, manter o seu equilíbrio e, se necessário, corrigi-la.
Sempre preocupadas com a boa aparência, que tanto melhora a auto-estima feminina, as mulheres não abrem mão do uso dos cosméticos.
Porém, na maioria das vezes existe demasiado descuido ou mesmo falta de informação e a verificação da validade de cremes, loções e maquilhagens fica esquecida! Este descuido representa um grande perigo à saúde e beleza da sua pele. Com o tempo, as fórmulas perdem o efeito, devido à oxidação dos seus princípios activos, o que pode causar dermatites de contacto, mas não só... 

Conheça mais sobre o mundo cosmético e previna-se dos seus perigos!






Os cosméticos são formulações de aplicação local, baseadas em conceitos científicos, destinados ao cuidado e melhoramento da pele e dos seus anexos, sem perturbar as funções vitais, sem irritar, sensibilizar, nem provocar fenómenos secundários não desejáveis atribuíveis à sua absorção pelo organismo. Mas, existem regras relativamente à sua rotulagem e prazos de validade.

Nas embalagens dos produtos cosméticos, ainda que haja excepções, deve encontrar a data de validade mínima quando esta for inferior a 30 meses (verá a frase «a utilizar de preferência antes do final de...»). 
Caso a validade exceda os 30 meses, o cosmético deverá apresentar o período após abertura em que pode ser usado, num símbolo semelhante ao de um boião aberto. O respeito pelo seu prazo de validade é, portanto, uma das regras-base da boa utilização deste tipo de produtos. Caso não o faça prepare-se para a possibilidade de ocorrer uma reação cutânea indesejável. 
A lei cumpriu o seu papel, a indústria cosmética respeitou-o mas cabe-nos a nós seguir as indicações!






Quando à validade de um produto — sejam produtos de cabelo, cremes para a pele ou maquilhagens — ultrapassa a sua validade, significa que os princípios ativos da fórmula e dos seus conservantes perderam a sua função. Dessa forma, o uso de cosméticos de pele com validade vencida pode causar problemas como alergias, vermelhidão e descamações. No couro cabeludo e nos cabelos, podem ocorrer irritações, surgimento de caspa, aumento da oleosidade e ressecamento dos fios. No caso de produtos usados nos olhos, como rímel e lápis, o perigo é ainda maior, existindo risco de conjuntivite e até infeção na córnea.
Não apenas o desrespeito à data-limite impressa na embalagem pode ser prejudicial. O uso inadequado do produto também. Mesmo cosméticos dentro da validade podem-se estragar. Isso ocorre porque, às vezes, a embalagem não é bem fechada ou é guardada em lugar inadequado. Ou ainda porque houve a contaminação por bactérias que passam das mãos para o produto. 
Cosméticos, por si só, já são um óptimo meio de cultura para fungos e bactérias. Os conservantes são colocados na fórmula para evitar isso, por isso é importante respeitar a validade para não sofrer reações adversas! 




É necessário ter atenção e tomar algumas precauções para preservar cremes e maquilhagem:


- Alguns produtos tem “Válido até XX/XX/XX” e isso indica uma data fixa, quer dizer que a validade começou a contar desde o minuto que foi fabricado. Outros têm algo como “6M”, e isso indica que a validade começa a contar no minuto em que abriu o produto. Antes de comprar qualquer cosmético, verifique a validade. Em casos em que a validade vem impressa na embalagem tenha o cuidado de colocar uma etiqueta com essa indicação no produto antes de deitar fora, bem como quando abre embalagens pela primeira vez! Previna-se e coloque no produto a data de abertura.

- Observar a textura, a cor e o cheiro são uma das principais maneiras de identificar se o produto está adequado para o uso, caso a informação de prazo de validade se tenha perdido. 

- Deite fora um cosmético se tiver perdido a cor original, apresentar um tom amarelado, revelar cheiro desagradável ou distinto do inicial. Se a sua textura for acentuadamente gordurosa ou granulada e, claro, se a data de validade tiver expirado!

- O contacto com o ar, a temperatura e a luminosidade são fatores degradantes que se intensificam com o passar do tempo, evite armazenar os seus cosméticos em locais com humidade e temperaturas elevadas!

- Cuidado com eventuais danificações na embalagem, uma pequena abertura pode levar à proliferação de bactérias, uma vez que o produto oxida.

- Lave sempre as mãos antes de manusear cremes e maquilhagens, as nossas mãos são um veículo de contaminação.

- Dê preferência a retirar os cremes da embalagem com uma espátula para as mãos não contactarem diretamente com o restante produto.

- Opte por cosméticos em bisnaga ou com doseadores que permitem isolar a fórmula do contacto com o meio ambiente,protegendo-a com maior eficácia.

- A higienização e limpeza de pincéis e acessórios é também muito importante! 



Costumam ter atenção à validade dos produtos que têm em uso?

Já tiveram alguma má experiência com cosméticos?

Contem-me tudo!



Nota: Imagens retiradas do Google





3 comentários

  1. Costumo ter atenção aos prazos apesar de, por vezes, usar um pouco além do dito prazo, mas vou vendo sempre se as características do produto se mantêm, se notar diferença vai p o lixo ;-)

    ResponderEliminar
  2. Por acaso controlo muito as validades em tudo, sou muito cismada com isso, mas realmente ás vezes nos cremes perco um pouco a noção se já está aberto á muito tempo ou não, porque geralmente as datas são como aquele símbolo que mostraste, o frasquinho aberto com os meses assinalados. Confunde mais ser assim, deviam ter prazo de validade estipulado em mês e ano, mas pronto, resta-nos ter os maiores cuidados possíveis, porque na verdade podemos ter complicações por causa disso...
    Mais uma vez, partilhas connosco temas muito pertinentes e interessantes!
    Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Importantissimo!! eu já tomo mais atenção a estas coisas das validades, e ingredientes
    Belo post!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita! É muito importante para este espaço que deixes a tua opinião. Os comentários são todos respondidos aqui mesmo ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo